Sobre o Circo VagaMundo
"a nossa maior semelhança é sermos todos diferentes, e é nessa diferença que nos complementamos"
Circo VagaMundo é um Circo Social & Educativo atualmente sediado em Aljezur, no Algarve. O foco principal do projeto é a promoção do Circo como uma atividade que pode ser praticada por todos "Para Todos Tudo" independentemente de idades e capacidades físicas ou intelectuais. Para além da dinamização de aulas regulares para crianças e de oficinas pontuais para diferentes públicos no âmbito das várias disciplinas do circo, o Circo VagaMundo também possibilita o desenvolvimento de futuros artistas e performances de circo, assim como a criação de espetáculos para circulação.
Desde 2014 o Circo VagaMundo tem vindo a colaborar e a organizar projetos em parceria com diversas entidades em Portugal com Projetos de Inclusão, tais como o Escolhas da Associação Taipa, em São Teotónio, Associação Sócio-Cultural Terapêutica de Évora, Instituto do Conhecimento Relacional e da Psicomotricidade, APPADM, Rede Educação Viva, Movimento Educação Livre, em projetos de Ensino Doméstico e Escola Waldorf. Na Alemanha com Circus Radieschien ,Circus Jokes Zirkus Abrax Kadabrax, Zirkusshule Seifenblase e Zirkus Rammi Dammi e na Belgica com o Circus In Beweging num projeto de formação de formadores com Cirque Du Solei.
A equipa - Trupe Circo VagaMundo
leo lobo - o modesto augusto
Diretor Artístico e fundador do Circo VagaMundo. Nascido na Alemanha de pais emigrantes, Leo Lobo regressa a Portugal, onde estudou Educação Ambiental e trabalhou com crianças e jovens na Reserva Natural e Ambiental do Estuário do Sado. Nesse contexto sentiu a necessidade de desenvolver ferramentas de comunicação Não-Verbal, tendo frequentado várias formações em Teatro, Técnica Clown e Movimento Corporal.
Na Alemanha, trabalhou durante 10 anos como Circo-Pedagogo em diferentes circos sociais, como o Circus Radieschen de Oldenburg ou o Abrax Kadabrax de Hamburgo e escolas de circo como a ZirkusSchule Seifenblase e Alacasam Pepolino. Fez formação em circo inclusivo e educacional com o Cirque do Monde (projecto social do Cirque do Solei), com o Zirkus Macht Stark em Berlim e com o Cirkus in Beweging, na Bélgica. Viajou pela Alemanha com a “Família de Circo”, a ensinar circo em diversas escolas públicas. Querendo sempre que a “caravana do circo” continuasse a sua viagem, desenvolveu projetos de Circo Inclusivo nas temporadas que passou por Portugal.
Sediado em Aljezur desde 2017, foi nessa localidade que criou a escola de circo, com a qual vem a assinar o seu trabalho artístico e pedagógico desde então. Foi co-criador e intérprete do espectáculo CLOWNS, dirigido por Giacomo Scalisi e apresentado pelo Lavrar o Mar 2018 e Circo Miragem, projeto que levou as escolas a Historia do Circo co-criado e intérprete, dirigido por Madalena Vitorino.
colaboradores
Na Trupe Circo VagaMundo colaboram Ana Pontes e Matilde Martins nos Aéreos, Joana Brandão e Sara Sofia palhaça, David José malabarista, Tim Belime e Berna Huidobro, Acrobatas, Vicente Camelo músico. Ines Rosemann e Michi Richter parceiro de intercambio internacional com a Alemanha, com a Escola de Circo Zirkusshule Seifenblase. Leonor Carpinteiro Desing. O T.E.L Teatro Experimental De Lagos, apoia e colabora com os projetos Sociais e Educativos à qual o circo está associado.
O Circo VagaMundo é uma plataforma aberta a propostas que pretendam desenvolver projetos em colaboração no âmbito do Circo Social, Inclusão, Formação, Team Building ou da criação de espectáculos com uma vertente artística e/ou comunitária.