Destinada a aprofundar o relacionamento e a partilha entre Pais & Filhos, a Oficina de Acrobacia em Família tem vindo a ser desenvolvida na Bélgica por Rika Taeymans do Cirkus In Beweging. É um trabalho baseado no conceito de Movimento Desenvolvimental originado pela educadora e terapeuta britânica Veronica Sherborne, uma pedagogia de exploração psicomotora, inicialmente dirigida a crianças com dificuldades de desenvolvimento.
A proposta possibilita que os pais se relacionem com as crianças, brincando com elas através de exercícios físicos de acrobacia, firmando a confiança com a troca de papéis - passivo e ativo - ao deixar que as crianças assumam de igual forma o papel ativo nos encontros, e a que nos deixemos maravilhar e surpreender por elas, surpreendendo-nos a nós próprios pelas emoções transmitidas. Acompanhada de contos e música, a oficina inclui exercícios de equilíbrio, saltos e cambalhotas, através de técnicas de acrobacia em pares e de equilíbrio. As atividades focam-se tanto no desenvolvimento das capacidades motoras das crianças como das suas capacidades em relacionarem-se com as outras pessoas. Usando a experiência simples do movimento e da perceção do corpo e do espaço, esta oficina favorece a construção da confiança em si mesmo, nos outros e na expressão criativa.
A Oficina de Acro-Família (Circo-Motricidade) decorre desde 2014, tendo partilhado intercâmbios e colaborado com o Circus Radieschen através do programa nacional de educação e formação a professores e educadores da BEGU (associação cultural de Lemwerde) e do projeto Zirkus Macht Stark (Berlin), na Alemanha; com o projeto ecocomunitário CanMasDeu e as associações de pais do movimento educação livre El Roser e Tata Inti (Catalunya), em Espanha; oficinas na Casa da Cultura em Setúbal, na Escola Primária de Luzianes e em vários festivais ecológicos e de dança tradicional tais como o Festival Andanças, Salva-a-Terra, e especificamente com jovens portadores de deficiência na ASCTE (Associação Sócio-Cultural Terapêutica de Évora) e no INCORP (Instituto do Conhecimento Relacional e da Psicomotricidade, em Portugal.